"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

domingo, 22 de agosto de 2010

Humor sem censura

Uma piada muito sem graça. Em época de eleição vivemos mais um momento em que nos vemos retornando a ditadura. Isso mesmo. Mais uma proibição. Como diria Bezerra da Silva, Já que somos "intimados a votar", que decisão tomaremos nas urnas? Que candidato está de nosso lado e até onde defende nossos interesses? Conhece a lei Eleitoral 9.505/97 ?

Aconteceu na praia de Copacabana RJ, hoje 22/08 uma passeata com mais de duas mil pessoas fazendo piada contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o "Humor sem Censura". Embora o tribunal informe que se baseia na Lei Eleitoral (9.505/1997), nunca antes a proibição havia sido aplicada, como lembraram Cláudio Manoel, Hélio de La Peña e Marcelo Madureira, do Casseta e Planeta, programa que sempre fez sátiras de candidatos.
Também participaram do protesto o cartunista Jaguar, Castrinho, Lúcio Mauro Filho, Nelson Freitas (Zorra Total), Maurício Menezes (Plantão de Notícias) e o cantor Léo Jaime, entre outros. Danilo Gentili, do CQC, e Sabrina Sato, do Pânico, aproveitaram para gravar cenas que devem ir ao ar nesta semana.
A logomarca do Humor Sem Censura - um palhaço com a boca tapada por uma rolha - foi desenhada pelo cartunista Nani, ameaçado de processo pelo PT em julho, após fazer uma charge da candidata Dilma Rousseff como prostituta, comparando seu programa de governo a um "programa" conforme o gosto dos fregueses - no caso, partidos aliados, como PMDB e PDT.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou comunicado nesta quinta-feira (12/08) se eximindo de culpa na aplicação de regra que proíbe montagens com políticos em programas televisivos ou radiofônicos. De acordo com o tribunal, “é absolutamente errônea a interpretação de que ele criou neste ano limitações aos programas humorísticos”.
O TSE esclarece que as regras, que valem a partir do dia 01/07 de anos eleitorais, estão previstas na Lei 9.505/1997, aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente.
“O TSE é um órgão do Poder Judiciário e não tem competência para legislar”, diz o comunicado, acrescentando que seis eleições já foram realizadas com a restrição e que o Congresso já fez duas reformas eleitorais sem modificar essa norma.
O TSE tem sido alvo de críticas de veículos de comunicação e humoristas, que culpam o tribunal pela aplicação da regra.


Isso mesmo, mais uma vez nossos partidos políticos mostram ao que vieram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...