UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Felicidade

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 10 de outubro de 2010

Felicidade

"Ninguém tem a felicidade garantida. A vida simplesmente dá a cada pessoa tempo e espaço. Depende de você enchê-los de alegria." (S. Brown)

Segundo o dicionário felicidade é qualidade ou estado de feliz; ventura, contentamento.
Feliz é o ser ditoso, afortunado, venturoso. Contente, alegre, satisfeito. Que denota, ou em que há alegria, satisfação, contentamento.
A conquista da felicidade vem no aprendizado diário de viver sabendo aceitar e expressar os desejos e sentimentos, construindo os próprios projetos de vida e empenhando-se para realizá-los.
Um sentimento que expressa de alguma forma, satisfação em ter uma necessidade saciada, um projeto realizado.
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda."
Provérbios 16:18

Passamos nossa vida inteira em busca desta tal felicidade. Batemos muitas vezes de frente com a tristeza procurando exatamente onde ela não está. Movidos pela ansiedade, incerteza, impaciência e porque não dizer imaturidade nesta busca. Cada momento da nossa vida dedicada ao alcance de uma meta que muitas vezes parece impossível. Parece que felicidade não existe. Onde erramos?
Uma conhecida minha contou a história de seu irmão que é pastor e está se casando pela décima vez. Na hora não lhe disse nada até porque naquele momento não tinha o que dizer. Depois fiquei com esta situação na cabeça e pensei que esta mulher que vai se casar com ele vai ser infeliz. Uma pessoa que se casa tantas vezes tem um grande problema. Ele busca felicidade e não vai encontrar. Acredito que as outras nove mulheres não eram o problema e sim ele. Enquanto ele não se resolver vai continuar "batendo cabeça” atrás de felicidade conjugal. É preciso estar bem consigo mesmo. É preciso mudar, amadurecer e se acertar consigo mesmo.
Outro caso que me lembro é de um perfil no Orkut, onde a pessoa escreve sobre as coisas ruins que lhe acontecem. Expressa seu descontentamento sentimental. Suas feridas vividas no decorrer de um relacionamento dado ao fracasso. Questiona a existência do mal no mundo. Comoveria-me ler aquele texto se não o conhecesse. Seu erro foi se envolver com mulher casada sabendo da situação. Além disso, tudo que envolve seu mundo é voltado a forças negativas. Fácil culpar DEUS e o mundo não?
E assim muitas pessoas saem numa busca desenfreada querendo algo que na verdade depende mais de si do que de outros. Temos um sério problema de insatisfação pessoal. Nunca estamos satisfeitos com tudo. Queremos mais. No terreno do vizinho me parece que a grama é mais verde. E essa visão acaba se tornando um problema quando estamos atravessando aquele momento de crise.
É mais fácil buscar lá fora do que aqui dentro. E assim metemos os pés pelas mãos. Algumas vezes ao descobrir que erramos em nossas ações pode até ser tarde demais, e vem àquela frase que desce amarga alma adentro: "eu era feliz e não sabia".
"A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos." (Thomas Hardy)
Parte de nossa felicidade é quando temos pessoas ao nosso lado nos aconselhando o certo, e muitas vezes esse certo não é o que queremos e sim o que precisamos. Assim é o conselho dos verdadeiros amigos. Assim são os conselhos de DEUS.
"A felicidade é um bem que se multiplica ao ser dividido." (Marxwell Maltz)
Felicidade é um estado de espírito como dizia Raul Seixas. Realmente. Se teu espírito vai bem você está bem. Se teu espírito está nas trevas você colhe o que está nas trevas; colhe um lote de infelicidade, pois é fruto que você plantou.
Se teu espírito está na luz, vai colher a tão cobiçada felicidade conforme plantou.
Importante primeiro não cobiçar. Não veja somente que a grama de seu vizinho está mais verde, mas trabalhe para que a sua fique verde e florida. Pague o preço.
"Pois comerás do trabalho das tuas mãos; feliz serás, e te irá bem."
Salmos 128:2
Momento de crise não é para divisões e conflitos e sim para união. Se dar as mãos é importante.
Buscar em si o que realmente lhe falta. A ingratidão torna-se um monstro avassalador dentro de cada um de nós. Não devemos nos conformar com o momento ruim, mas é preciso aprender a agradecer o que já conquistamos e preservá-los.
Amar a vida é essencial. Si amar é preciso. Saber que um dia tem bonança e outro não têm; aprender a lidar com esta realidade.
"O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem."
Provérbios 19:8
Pessoas se casam cedo para fugir dos pais porque se sentem infelizes com as regras do lar e depois descobrem que erraram e ficam infelizes com as regras do lar, se casam de novo e a infelicidade continua pelo mesmo motivo. Na verdade o problema não são as regras, pois precisamos delas para nossa sobrevivência na sociedade. O problema é a aceitação que esta pessoa tem com regras.
A marca do rebelde é a não aceitação de sua realidade e falta de sabedoria para administrar esta situação.
A felicidade pode ser alcançada com mais facilidade se estivermos dispostos a procurar dentro de nós mesmos.
Um simples bom dia, boa tarde ou boa noite, por exemplo, torna um ambiente agradável, assim como um sorriso e simpatia também.
Já dá para passar um momento feliz e só dependeu do estado de meu espírito.
"Aprendemos que é possível ser feliz simplesmente pelo fato de estarmos vivendo." (Wilheim Schürmann)

Um comentário:

  1. Olá, gostei muito do seu blog cheio de " entreterimetos" e boa dicas também, li seu texto da FELICIDADE. concordo com você é uma busca constante e muitas vezes passamos por nossa meta e nem sabemos que era o que procuravamos. Parabéns gostei de como escreve. Se tiver tempo da uma olhada no meu blogg http://semxplicacao.blogspot.com/ ( já estou te seguindo) abraço!

    ResponderExcluir

.

.

.

.