UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Mentiras

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 7 de novembro de 2010

Mentiras

"Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras." Salmos 58:3

Segundo Wikipédia mentira é uma declaração feita por alguém que acredita ou suspeita que ela seja falsa, na expectativa de que os ouvintes ou leitores possam acreditar nela. Portanto uma declaração verdadeira pode ser uma mentira se o falante acredita que ela seja falsa; e histórias de ficção, embora falsas, não são mentiras. Dependendo das definições, uma mentira pode ser uma declaração falsa genuína ou uma verdade seletiva, uma mentira por omissão, ou mesmo a verdade se a intenção é enganar ou causar uma ação que não é do interesse do ouvinte. "Mentir" é contar uma mentira. Uma pessoa que conta uma mentira, em especial uma pessoa que conta mentiras com freqüência, é um "mentiroso".
Quem nunca contou uma mentira ou foi vítima de uma? O problema da mentira é a conseqüência do estrago realizado. Talvez não passe na cabeça do mentiroso (a) que seu ato "inofensivo" seja realmente prejudicial aos que estão sendo enganados por ele e pra si mesmo. Desde uma pequena mentira a maior que se pode contar, o dano causado pode levar muito tempo para ser restaurado ou até mesmo nunca mais ser perdoado. O maior peso dessa conseqüência é a confiança quebrada. Eu costumo dizer que um vaso quando quebra mesmo que se tente colar nunca mais vai ser o mesmo, as marcas sempre estarão lá. Assim é a confiança. E é este vaso que se quebra quando bombardeado pelas mentiras. Deve ser ruim para uma pessoa que passou a maior parte do tempo mentindo e quando resolveu não mais mentir, descobrir que ninguém mais lhe dá credibilidade. Mesmo que saia de você a verdade para o enganado será sempre mentira. Ruim também para uma pessoa simplesmente não acreditar nesse alguém. Desconfiar o tempo todo de tudo, até da verdade. Por causa do mentiroso você deixar de acreditar nas pessoas e até mesmo em Deus (este último que sempre leva a culpa pelos outros). Por causa de mentiras relacionamentos amorosos e de amizade se acabam. Famílias são destruídas. Oportunidades se vão. Portas se fecham. Esse "não tem nada a ver" e o "mas, mas, mas" que alimentam o desejo mais intimo de cada um. A mentira ela é sempre descoberta e aí dependendo de que fonte vem e como vem é que pode ser mais catastrófico. A bíblia diz que o Inimigo vem para mentir. Mas e quando esse inimigo somos nós mesmos? Chega a ser uma doença crônica quando se mente compulsivamente. A falta de controle pela coisa. A cada três palavras duas e meia serem mentiras. Enquanto não houver conhecimento de que precisa ser tratado ninguém nada pode ajudar. Além das pessoas que mentem para Deus e o mundo tem aquelas que mentem para si mesmas. Vivem se enganando para continuar vivendo aquilo que para elas é essencial. Criam um mundo onde seu ato mentiroso passa a ser tão sagrado quanto à verdade. A verdade sobre a mentira é que ela não fica encoberta por muito tempo e ao ser revelado rompe um laço importante que é o da confiança.
"Portanto, não os temais; porque nada há encoberto que não haja de revelar-se, nem oculto que não haja de saber-se." Mateus 10:26

Todo mundo se engana um dia ou outro. Enganar-se é mentir para si mesmo. Perdemos um tempo enorme lutando pelas
Nossas idéias, nossas crenças, nosso amor e chega um dia que precisamos baixar os braços. A realidade muitas vezes chega de forma brutal e se joga sobre nós sem piedade.
A mentira não tem sua origem na evolução, mas em Satanás – ele é chamado "pai da mentira". O Senhor Jesus Cristo mostrou isso de maneira inequívoca quando disse:
"Vós sois do Diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes" (Jo 8.44-45). Assim, o pecado só entrou no mundo por meio da mentira, pois Satanás enganou os primeiros seres humanos através da mentira:
"É certo que não morrereis... mas sereis como Deus" (Gn 3.4-5).
As realidades da mentira e do pecado em si falam contra a evolução e a favor do relato da Bíblia, de que somos uma criação caída.
Deus detesta a mentira. Os que mentem são excluídos da presença de Deus. A Bíblia diz :
“O que usa de fraude não habitará em minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos.” Salmos 101:7
Os que são desonestos não serão permitidos entrar na cidade de Deus. A Bíblia diz em Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira.”

"Pelo pecado da sua boca e pelas palavras dos seus lábios, fiquem presos na sua soberba, e pelas maldições e pelas mentiras que falam. "Salmos 59:12 "

Um comentário:

  1. Quando mais nova, mentia muito, muito mesmo. E até mesmo com mentiras 'inofensivas', como dizer "estão te chamando" e não era ninguém. Perdi a confiança de muitas pessoas. Até mesmo da minha família. Aos poucos fui aprendendo que a mentira não estava me levando a lugar nenhum. Então, eu mesmo resolvi falar apenas a verdade e nada mais que a verdade. Porém, eu já havia perdido a confiança de 'todos'. Como dizer que não mais mentirei sem que desconfiassem de mim? Pois é, foi uma 'missão impossível', mais consegui. Porém, mesmo assim, há coisas que falo que não acreditam então olho o passado e vejo a consequencia no presente... =(

    ResponderExcluir

.

.

.

.