UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Os livros da minha vida

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 31 de julho de 2012

Os livros da minha vida

Este é mais um tema do "Blogagem coletiva" , "falar" sobre os livros da minha vida talvez demorasse muito, pois não consegueria resumir as pérolas que li, por isso vou por outro caminho. Lembro-me de quando era criança e do contato doloroso que tive na segunda série do primário, em que a professora passou um dever para as férias. Isso mesmo, nas férias estudando. Imagine isso na cabeça de uma criança que esperava curtir as férias brincando. Foi escolhido o gato de botas e a missão era ler e resumir em quinze páginas a história.
Fácil não?
Não!
Estamos falando de uma criança no segundo ano primário que esperava curtir as férias brincando e não ficar lendo um livro cheio de palavras e poucas figuras.
Mas... missão dada, missão cumprida.
E acabou servindo para uma boa base. A professora fez um bom trabalho. Como remédio amargo que desce pela garganta, foi também eficaz contra a ignorância cultural.
Demorou um pouco para se recuperar do choque com os livros, mas a intimidade aumentou.
Se tornou natural o cheiro dos amarelados livros, cheiro que vem junto a lembranças daquela época.
Passaram pelas minhas mãos livros de ficção, biografia, história e com o avanço da idade os de auto ajuda que ajudaram muito. De escritores  nacionais a internacionais foram muitas viagens. Viagens que só o mundo da leitura podem proporcionar.
Claro que o livro de maior destaque foi a Bíblia Sagrada. Por muitos anos tinha guardado um exemplar de bolso que ganhei da minha madrinha no meu batizado católico quando neném.
Com o passar dos anos veio a tecnologia. Passei a utilizar o celular e o computador para ler.
Livro passou a ser "e-book" ou "e- livro" .
Com esse avanço tecnológico temos em mãos qualquer obra literária. Com apenas alguns cliques encontramos a bíblia, ficção, romance,... para todos os gostos. Alguns de graça.
E fomos mais longe, antes éramos leitores, agora nos tornamos escritores. Nossa opinião foi formada para formarmos opinião. Os livros de nossas vidas nos capacitaram para escrever os livros da vida de outras gerações.
Nossos pensamentos vagam entre linhas nas páginas sociais, blogs e compania.
... e hoje estou aqui em cada post, lembrando que meu primeiro contato com um livro eu era um bebê sendo batizado que passou por uma experência bruta no segundo ano primário.
Detalhe que meus filhos aprenderam a gostar de ler. Minhas filhas começaram a ter gosto pela leitura lendo no celular. Hoje elas leêm e escrevem, já tem seus blogs.  Meu filho de sete aprendeu a ler e escrever no computador. Essa tecnologia... os tempos mudam, mas a essencia é a mesma. Quem sabe num futuro próximo eles estejam escrevendo o mesmo tema.
Por essa experiência muitos se tornaram e se tornarão os livros da minha vida.
"A professora fez um bom trabalho. Como remédio amargo que desce pela garganta, foi também eficaz contra a ignorância cultural."

19 comentários:

  1. Oi bom dia , gostei muito das suas ponderações, realmente a leitura nos capacita bem melhor para a vida, tudo melhora, a comunicação, a redação e até o comportamento!Excelente texto!
    Beijo no ♥, tenha um lindo dia !
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. kk pois é na nossa época graças a Deus as professoras faziam isso e agradeço tbm, hoje em dia quem lê dessa juventude, muito pouco, ainda não vi nenhum e-book, mas ja li livros gratuitos em pdf adoro essa tecnologia mas nada se comprara a segurar nas mãos o livro mesmo....lindo post adorei.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Belo post, gostei da forma que se expressou...

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua postagem eu tbm fico feliz pelos professores que me fizeram ler quando não queria rs

    ResponderExcluir
  5. Gosto dos seus posts são sempre criativos.

    ResponderExcluir
  6. Que fofura de postagem gostei é verdade tínhamos que ler antes hoje em dia acho que nem pedem mais.

    ResponderExcluir
  7. Oi, eu nao lembro exatamente qual o meu primeiro contato com os livros, talvez no pre escolar, eu tinha 5 anos quando aprendi a ler, e lembro que minha mamae sempre lia para mim... é um vicio que carrego desde pequena idade, mas que eu amo de paixao!!!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Outra vez... vc tem aqui do lado direito do blog sobre o mundo acabar em 2012... nao imagina o sufoco que eu passei no dia 2 de janeiro de 2012, pois fui cair na asneira de ver o filme 2012, NOSSA eu nunca na minha vida tinha tido um dia tao mau como o dia 2.. corri tudo na net, li reportagens, chorei agarrada aos meus filhos, me sentei em meu sofa e fiquei pasma, quando meu marido chegou em casa eu estava á beira da histeria (isto pq eu na altura me andava ainda a tratar de um esgotamento) foi muito complicado!!! "Bem-aventurados os que acreditam porque deles será o reino dos ceus" me faltou nesse dia essa confiança!!! Desculpa mais esse desabafo tá???

    Beijocas

    ResponderExcluir
  9. kkk verdade no começo fazer resumo de livro é horrivel, mas que bom que os mestres nos ensinaram a ler hoje em dia vejo pelos meus sobrinhos isso é heresia rs

    ResponderExcluir
  10. Olá, ótimas postagens... encontrei teu blog no blogueiros que pensam... já estou te seguindo, se quiser me seguir também, vai ser um prazer te-lo como amigo. Fica na paz! Um abraço. Sarinha

    ResponderExcluir
  11. Minha professora de português costumava fazer isso com a gente no começo odiei depois agradeci demais, ler é viajar. Um post muito bem elaborado.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela gentileza agradeço de coração, deixa perguntar uma coisa qual o nome dessa musica que toca toda vez que entramos aqui? A melodia é linda demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, a melodia que toca no blog é "Because I'm a Girl(Korean) uma extinta banda coreana chamada Kiss. Foi considerada uma das melhores, e o vídeo foi tão bem produzido que chegaram a pensar em transformar em filme, um projeto que acabou junto com a banda. Amo muito essa música, me lembra um momento especial( coisas do coração)da minha vida, não é uma história linda como a do vídeo, mas é uma linda história. O vídeo vc encontra no You Tube.

      Excluir
  13. Começamos nossa vida de leitores como uma obrigatoriedade e hoje lemos por prazer sejam e-books ou livros convencionais. A leitura nos oportuniza o preparo para sermos bons escritores. Uma beleza as suas ponderações. Parabéns!

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Oi rsrs eu também na minha época tinha tarefas de ferias. Adorei o seu post.
    www.cantinhodali.com

    ResponderExcluir
  16. Uma bela postagem de livros, que
    são uma obra , muito bela a maneira
    que vc postou com dicas que vale a
    pena ler e gostar
    Adorei tudo, ler é aprender a cada dia
    Abraços
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  17. Oi!

    Tudo bem?

    É a primeira vez que venho ao teu blog. Como participante da BC's do Café Entre Amigos, tenho o hábito de visitar os amigos participantes e comentar.

    Gostei muito da tua postagem. Está muito boa!

    Parabéns!

    Eu leio muitos livros no pc, os e-books facilitam muito a leitura. Penso que os e-books, foram criados para se evitar a destruição das florestas.

    Também tenho um blog onde escrevo as minhas poesias, artigos espirituais e de auto-ajuda.

    Deixo aqui o meu link para visitares e se gostares, comentares...

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir

.

.

.

.