A obra do teleférico na praça Americo Brum, conhecida por nós frequentantes como "praça" que deixa de existir em função disso e moradores ao redor da praça removidos.
O projeto "Porto Maravilha "reavitaliza" a Zona Portuária e ao redor que por décadas como disse esteve abandonada pelo poder público. Parabenizo a obra. Acompanhei a obra de perto, que teve até arqueólogos fazendo descobertas fantásticas de nossa história. Algumas áreas já estão prontas e ficaram lindas. Me sinto um ilustre morador de uma área nobre. Mas tivemos problemas...
O Morar Carioca, simplificando a definição, é dar qualidade de vida ao morador carioca daquela área, onde também temos o cartão postal Central do Brasil que por décadas andou abandonado também. Implantação de infraestrutura, a preservação do centro histórico da comunidade e também a construção de um plano inclinado que vai ligar a Cidade do Samba ao alto da comunidade e à Central do Brasil.
Em resumo, são projetos bons que o Rio merece e seus ilustres moradores estavam precisando.
Até aí tudo bem.
O problema é como os moradores foram "comunicados" que estão de saída. Não foram consultados do que acham, se querem ser removidos, mesmo que seja para um lugar ali próximo que é o conjunto habitacional que anda lentamente com meia dúzia de profissionais trabalhando( passo por lá todo dia, pois é meu caminho obrigatório). Informações desencontradas e suspeitas na comunidade. Uma proposta de aluguel até a obra do conjunto habitacional ficar pronta. Maus tratos do poder de polícia. Entre outros problemas questionados pelos moradores.
Assunto já chegou ao New York Times com o artigo "Em nome do futuro, o Rio está destruindo o passado".
A história é longa e há muita sujeira por tráz de um projeto grandiosamente belo.
Já que estamos em tempo de eleição, me disponibilizo a trazer informações precisas do que está acontecendo por aqui. Lembrando que a história se repete, pois em 1940 lamentamos (cariocas da época) a demolição da Praça Onze, um dos principais redutos da cultura negra no Rio de Janeiro.
Este ano é o cargo de prefeito que eles querem?
Momento ideal para refletir o que realmente somos para eles.
Quando querem nosso voto dizem nos representar, quando eleitos...
Igreja histórica no alto do Morro
Maurício Hora, morador da Providência e também um dos entrevistado neste documentário
Maurício Hora, morador da Providência e também um dos entrevistado neste documentário
Nenhum comentário:
Postar um comentário