UA-39063185-1 Trocando uma ideia: As 5 maiores invenções da humanidade

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

As 5 maiores invenções da humanidade


A bíblia relata que Deus nos fez a sua imagem e semelhança e viu que era bom. Outra verdade bíblica é quem dá o talento é Deus. E é tirando proveito desse talento que o homem faz as suas grandes invenções. Um ditado popular diz que a necessidade faz um profissional. Um ditado muito verdadeiro, pois quem não passou pelo aperto de ter que se virar em determinada situação. Nesse momento viramos pedreiro, encanadores, eletricistas, técnico em informática,... E lá se vai o bom uso do talento dado por Deus.
Eu classifico cinco como as maiores invenções. A roda, lâmpada, telefone, computador e internet. Vale lembrar que a maior invenção é aquela que dá origem as outras.
A roda nasceu a mais de cinco mil anos e desde então tem sido "uma mão na roda", pois tem servido de base para muitas invenções que vemos hoje, basta olharmos ao nosso redor e vemos seu sistema de funcionamento em ação.
A lâmpada foi inventada em 21 de Outubro de 1879 por Thomas Edson. Hoje não nos imaginamos as escuras.
Telefone foi em uma experiência com o telegrafo harmônico que Alexander Graham Bell junto com seu assistente Thomas Watson acabaram inventando o telefone. Isso foi em 1875.
O computador, este que está diante de você neste momento, exatamente por estar diante de você agora que é classificada como uma grande invenção. Antes deste modelo que você tem a sua frente, em 1946 John Presper Eckert e John W.Mauchlym inventaram o ENIAC que realizava cinco mil operações por segundo. Foi evoluído e não para, hoje temos o computador de bolso (Smartphone). Consegue imaginar sua vida sem computador?
Internet. Se sua resposta da pergunta acima foi não, vai concordar que a internet é uma grande invenção. Em 1969 a Arpanet ligou as universidades como um experimento militar e em 1980 as redes locais e instituições cientificas começaram a se conectar com a Arpanet. Em 1992 se estabeleceu a rede mundial WWW (World wide Web) e no ano seguinte o primeiro navegador fica disponível em rede mundial,... olha nós aqui conectados.
E essas invenções entre outras mudaram o destino (mudaram?) da humanidade. Cultura, crença, estilo de vida em si foram alterados.
Interessante que a maioria dos grandes inventores em suas épocas foram considerados loucos e desconsiderados pelas sociedades de suas épocas, fato que acontece até hoje.
Aqui no Brasil temos invenções boas que não emplacaram. Temos a "burrocracia" que impede o desenvolvimento de outras invenções e até mesmo a falta de verba ou incentivo para que se floresça a nossa fábrica de ideias. Nosso caso mais famoso é do inventor do serviço de identificação de chamadas chamado Bina que utilizamos diariamente.
O mineiro de 71 anos Nélio José Nicolai luta pelos direitos legais de patente contra as operadoras que faturam muito dinheiro com a sua invenção sem lhe dar a sua parte legal. Assim como temos na briga com os EUA de quem realmente é o pai da aviação. Outra briga recente é entre as marcas de celulares Apple e Samsung que brigam sobre o sistema Androide ser ou não uma cópia não autorizada.
Na verdade um dos lados vividos entre os inventores de hoje. A frase parece verdadeira quando diz que nada se cria e tudo se copia (inclusive textos de blogs na prática copiar e colar).
E pensar que todas estas invenções depende da maior delas, a roda.


12 comentários:

  1. Maravilhoso como sempre, invenções essências, não sabia da criação do bina. E no final resumiu bem nada se cria tudo se copia kkk .

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto, invenções fundamentais, gostei de saber do bina, acredito que ainda vai anos para reconhecerem o inventor.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Gostei muito do seu texto e das invenções mencionadas!

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Suas postagens são sempre maravilhosas creio que já deve ter escrito em jornal ou revista pois sempre faz matérias excelentes, gostei de saber do mineiro que criou bina sinceramente não tinha a menor ideia.

    ResponderExcluir
  5. Nem gosto de comentar muito depois dos seus textos para não falar besteira, arrasou perfeito.

    ResponderExcluir
  6. rsss,é verdade copiar é complicado.Gosoto da forma como vc. apresenta as coisas, e sim a roda foi o inicio de tudo,né sem ela não teria jeito.Acho que não viveriamos mais sem pc,já imaginou ?
    Amei,
    Beijo!
    http://casascoisaseoutros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Concordo com Jorge, é incrível a maneira como você escreve sobre determinado tema. Tivemos em comum a roda e o telefone, mais gostei muitos os outros citados.

    ResponderExcluir
  8. Legal visitar, quem fez a Blogagem pq
    aqui vamos conhecendo tantas invenções
    cada um posta coisas diferentes ou até
    mesmo iguais...as minhas tbém fizeram sucesso
    PARABÉNS PELO BELO POST, elogiar faz bem a todos!
    Abraços com carinho
    Bjuss
    Rita!!!!

    ResponderExcluir
  9. Como é bom ler um texto tão bem escrito, parabéns gostei de saber sobre o bina e das escolhas das invenções.

    ResponderExcluir
  10. Sabe o que mais gosto nesta BC? Ler os textos hiper criativos. E o seu ficou impecável e delicioso de ler. Uma pitadinha de humor nas entrelinhas. É um bálsamo para a alma ler um post assim super bem elaborado. Falando das suas escolhas... Perfeito! Com certeza a invenção da roda foi o detonador de todas as outras. Pensar em nós blogueiros sem computador e internet... é impossível né?
    Aproveito a visita para agradecer seu maravilhoso comentário. Seu elogio me fez um bem enorme. A imagem que abre a minha página foi presente de um grande amigo francês. Beijinhos com meu carinho e afeto

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Óptimo post, amigo! Muito bom, escreveste muito bem. É verdade, a roda foi realmente a base para a maior parte dos inventos. Noto que a tua lista tem algumas coisas que eu também escolhi.

    Parabéns!

    Obrigada pela visita.

    Abraços,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    P. S. - Domingo farei o primeiro post acerca de informática em geral. :)

    ResponderExcluir
  12. O identificador de chamadas foi uma grande invenção, ajuda muito.
    Bjs.

    ResponderExcluir

.

.

.

.