O que é unção? Em uma definição simplificada podemos afirmar que é a capacitação para determinada tarefa. Ou seja, quando uma pessoa é ungida ela é capacitada para devidos fins. O Cristão concretiza este ato com o derramamento de uma substancia oleosa.
Talento é uma vocação ou dom. Um termo para designar as habilidades ou a capacidade natural para realizar determinadas tarefas.
Como algo tão simples pode causar tanta confusão dentro de uma igreja? Embora as definições tenham o mesmo sentido, na prática do nosso convívio religioso são coisas bem diferentes.
A pessoa ungida foi consagrada pela sua capacitação em determinada área ministerial conforme nossa crença. Há aqueles que foram ungidos pela capacitação do canto e são ungidos a levitas (no termo atual como cantores cristãos), outros tem o dom da palavra e se tornam pregadores enquanto outros pelo carisma se desempenham bem no evangelismo,... Assim em várias áreas ministeriais.
Essa capacitação o secular (aquele que não é da igreja) também tem. Pessoas com as mesmas capacitações são selecionadas para determinados setores em uma empresa por exemplo.
Onde está a diferença?
Talento é ou não é unção?
Se dentro ou fora da igreja são as mesmas, explica-se o motivo de tanta confusão.
O diferencial está exatamente em estar dentro ou fora de uma igreja e que te seleciona para o que e para onde.
Talvez seja por isso que encontramos pessoas talentosas na igreja que são confundidas com pessoas ungidas. Pessoas com grande habilidade em oratória, em cântico, instrumentistas e carismáticas. Assim como encontramos também na política.
A árvore se conhece pelo fruto. O ungido não se define apenas pelo talento, mas sim em sua conduta cristã.
Posso eu ser um grande compositor, cantor e instrumentista na igreja sem ser realmente um levita. O pecado me colocaria nesta condição. Da mesma forma com grande habilidade em oratória ser apenas um orador e não um pregador.
Essa dita unção no cristianismo teria que vir com frutos reais e profundos e não superficialmente como vemos em alguns lugares.
Deus dá o talento, Todos temos a nossa especialidade tanto dentro como fora da igreja. O talento assim como a unção traz o peso da responsabilidade.
Essa unção ao contrário do que se pratica não pode ficar restrita dentro da igreja, mas o ungido carrega por todo lugar que seus pés firmam a todo o momento.
Falta discernimento tanto para as chamadas ovelhas como para os próprios que se colocam como ungidos. Observar o fruto pode ser a melhor forma de identificar e poder afirmar que talento não é unção.
Na igreja a posição de hierarquia traz este peso espiritual.
A verdadeira realidade da igreja é o sobrenatural
Olá amigo!
ResponderExcluirTudo bem?
Todos nós temos capacidades que são o reflexo do resgate de karma de vidas passadas, mas os dons são presentes que Deus nos dá. Só que devemos utilizar os esses dons, em benefício de outro e não em nosso próprio beneficio. Isto seria abuso.
Parabéns pelo texto.
Obrigada pela visita. :)
Beijos
ResponderExcluirÉ isso aí meu amigo...Unção é Deus nos capacitando para dar frutos e cultivar esses frutos com dedicação à obra de Deus.
Obrigada pela visita no meu cantinho.
Amigo... não sei se é do teu conhecimento, mas agora a pouco quando entrei no teu blog apareceu um aviso de vírus.
Abração
Sarinha
Muito boa postagem amigo...que deus lhe abençoe muito...!!!
ResponderExcluirA PAz...!!!
✫. `⋎´ ✫❤✫..
ResponderExcluir(⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Boa tarde pra você✫.❤
Ser amigo e desejar o melhor para o outro, é um dom de Deus.
Por isso elogio o que vc tem na sua
postagem hoje,gosto de fazer visita, e adoro receber seu carinho
Agradeço pela bela amizade sempre
querida, deixo um abraço carinhoso
Bjusss
Rita!!!
(⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫
✫. `⋎´ ✫❤✫..
ResponderExcluir(⁀‵❤⁀,) ✫✫✫Boa tarde pra você✫.❤
Ser amigo e desejar o melhor para o outro, é um dom de Deus.
Por isso elogio o que vc tem na sua
postagem hoje,gosto de fazer visita, e adoro receber seu carinho
Agradeço pela bela amizade sempre
querida, deixo um abraço carinhoso
Bjusss
Rita!!!
(⁀❤‵⁀,) ✫✫✫..! ♥
.`⋎´✫✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤
✫¸.•°*”˜˜”*°•.✫❤✫
Vdd meu amigo já vi na minha igreja pessoas serem ungidas pregadores, diácono e ancião por serem parentes e ai quem vai dar conta não é mesmo e pior tentar explicar ai é pra cabar mesmo.
ResponderExcluir