UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Avenida Brasil

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 20 de outubro de 2012

Avenida Brasil


Nas décadas de 80 e 90 as novelas da Rede Globo fizeram grandes sucessos. Faziam modas. Geravam discussões na sociedade. Pessoas se vestiam como personagens. Usavam bolsas, batom,... e até falavam como os personagens. Daquela época quem não se lembra do batom boca louca, da extravagante roupa da viúva Porcina? O fotógrafo Jorge Tadeu e até mesmo a eterna pergunta de quem matou Odete Roitman? Já no período dos anos 2000 tudo acabou. As novelas da Globo deixaram de ficar na boca do povo e a Rede Record começou a emplacar, mas não com a mesma magia Global.
A Globo deixou de fazer seus grandes personagens com histórias boas.  Deixou de gerar polemicas.
Este ano em ameaça de um fim do mundo anunciado desde décadas passadas a globo renasce em mais uma telenovela. Avenida Brasil passa a gerar polemicas e ser destaque nas redes sociais a ponto de ser narrada como uma partida de futebol no Facebook.
A classe média foi tratada como tema principal com seus fantásticos personagens que lembrou muito a nossa realidade muitas vezes comicamente. A família de Tufão revelou o potencial dos atores globais e o cotidiano da nova classe C. Tratou assuntos polêmicos de forma delicada e cômica como o personagem "cadinho" e suas fieis esposas. O conflito de Carminha e Nina despertaram sentimentos diversos e revelaram em redes sociais o que este Brasil pensa. Até os que não são noveleiros sabem da trama da novela.
O sucesso da novela foi como a classe média foi retratada e se identificou.
Geralmente as novelas apresentam no ultimo capitulo o mesmo fim. Ou o vilão morre ou ele é internado em algum hospício; Avenida Brasil foi diferente, pois tratou de uma questão muito difícil até mesmo entre "cristãos", o arrependimento e o perdão. A temida e muitas vezes sarcástica vilã se diz arrependida e pede o perdão a sua inimiga (ex).
E ficou a questão que vale refletirmos. Os "vilões" se arrependem e viram "mocinhos"? Acreditamos em arrependimento? Temos a capacidade de perdoar? 
Colocando nossos gostos de lado (se gostamos ou não de telenovelas), podemos reconhecer o sucesso de Avenida Brasil e tirar aprendizados, podemos pensar nas questões apresentadas como o casamento com mais de uma pessoa, sobre ódio, rancor, vingança, arrependimento e perdão.
Após alguns anos de jejum a Rede Globo trouxe ao país o debate sobre esta terra tupiniquim. Uns vão ficar contra e outros a favor, mas todos vão falar, e como diz certa frase dita por Michael Jackson: - "Fale mal, mas fale de mim".
 a globo renasce em mais uma telenovela.

A classe média foi tratada como tema principal

Um comentário:

  1. Não assisti a novela, mas confessa que sabia tudo que estava acontecendo por meio das redes sociais. Acho até que vou voltar a assistir as novelas. Parabéns, como sempre belos textos.

    ResponderExcluir

.

.

.

.