UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Voto nulo? - Eleições 2012

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

domingo, 7 de outubro de 2012

Voto nulo? - Eleições 2012

Esta opção de voto é preferencial para quem está desacreditado nos candidatos e no sistema de governo em que vivemos. Funciona como uma forma de protesto. Mas há uma lenda em torno disso em que muitos eleitores brasileiros erroneamente acreditam que se mais de 50% da população anular seu voto, estaria anulada a eleição. Um erro acreditar assim. Como protesto até vale, já que somos intimados a votar, ou seja, uma democracia que beneficia apenas um lado que obriga o outro a exercer esse "direito" que na verdade é um dever.
Para uns a "festa da democracia", assim chamado por uns na imprensa, é um espetáculo de direitos conquistados, mas que na verdade fica devendo em democracia no quesito obrigatoriedade disfarçada de "direito do cidadão".
O momento do voto realmente é muito importante, mas o cidadão precisa estar ciente do que está fazendo nesta hora, inclusive se sua opção for voto em branco ou nulo.
Uma coisa que discordo em gênero e grau é quando se diz na mídia que o povo não sabe votar. Sinto o preconceito social neste momento. Quando se fala "o povo" se diz eles, ou seja, aqueles e não eu. Geralmente quem coloca o termo "o povo", coloca preconceituosamente como a classe mais pobre, novamente "o povo', ou seja, “oia nós aí travez”!!!”
A burguesia ou os que se acham ser tiram o corpo fora quando tudo está mau. - Foi o povo que não sabe votar! - afirmam na mídia.
Lembrando nosso passado recente, quando o Fernando Henrique Cardoso foi eleito a presidente da nossa república e as coisas pareciam mal, todos negavam ter votado nele, e na mídia diziam (novamente) que foi o povo que não sabe votar. Curiosamente Fernando Henrique foi reeleito (?). Como assim? Sei... Foi o povo (olha eu aí de novo assinando o B.O).
Beleza. Eles (a burguesia e os que se acham) afirmam que não sabemos votar, mas cá entre nós (só entre nós) em algum lugar deste país se ensina a votar? Nas escolas? Cursinhos?
Eu estou na casa dos 40 (anos) e juro que nunca me ensinaram, talvez eu não saiba mesmo. Já votei no fulano, no ciclano, no partido da ..., em branco (e em negro), nulo,...até já orei... Sempre dizem que eu não sei votar! (o palavrão veio na mente)
Eu queria saber em quem essa gente vota. Se um candidato vence porque tem a maioria de votos, eu acredito que muitos deles (burguesia e os que se acham) votaram da mesma forma que eu, nos mesmos candidatos e talvez até pelo mesmo motivo.
É só o povo que não sabe votar?
"- ...o povo não sabe votar. Urna não é pinico!..."
Faustão, meu caro como é que se vota? Em quem você tem votado estes anos todos (se é que lembra)?
Não é democracia? Cada um tem a sua preferência por suas razões. Direita, esquerda, em cima , em baixo, em branco (ou no negro), nulo, cada um tem sua opinião.
Respeitando assim seria a festa da democracia. Cidadania. Todos sendo respeitados pela decisão tomada.
Quanto à opção de votar nulo (999999999 + confirma), se mais de 50% da população assim protestar, apenas vai ser eleito quem tiver mais votos. Em números ficamos assim: 60% de votos nulos; 30% fulano e 10% ciclano.  Fulano ganharia por ter mais votos, segundo o site do TSE ("O Tribunal Superior Eleitoral decidiu que os votos nulos por manifestação apolítica dos eleitores (protesto) não acarretam a anulação de eleição.").
Fica valendo como protesto apenas.
"O voto nulo não é eficaz como protesto. Na prática, seus efeitos são, como o próprio voto, nulos. Trata-se de um grito perdido no ar."  Heron Moura

5 comentários:

  1. Boa noite meu amigo. Amei esse desabafo e assino em baixo. Se somos conclamados a votar, porque então quando as coisas não vão bem a culpa é do "povo"? E onde estão todos os que sabem votar? Porque se soubessem como se diz na mídia então o voto do "povo" não teria validade. Vim agradecer sua carinhosa visita e seu lindo comentário. Obrigada. E hoje descobri que... Você me fez descobrir que nada na vida é mais importante do que uma amizade sincera e verdadeira. Às vezes os amores passam, mas os amigos ficam. Adoro a sua amizade.
    Meu afago e meu carinho num doce e terno beijinho
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Um texto escrito à altura!
    Sabiamente colocaste no teu texto uma descrição do que acontece...
    Parabéns!
    Um forte abraço.
    Ivany

    ResponderExcluir
  3. Olha eu recomendei este maravilhoso texto no meu face, tudo bem? Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom teu texto!
    Vim agradecer a visita e te desejar uma semana abençoada
    Abração
    Sarinha

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo!

    Espero que na cidade onde moras tenha sido eleito um bom vereador!
    Gostei de ler o teu artigo. Acho que tens razão, ninguém nos ensina a votar mas sabes que mais? Na verdade, não temos políticos à altura. Cada um que é eleito, é tão ou mais corrupto que o outro...
    Eu não tenho partido político e sinceramente, não gosto de política. Já votei várias vezes em branco, porque sentir que nenhum candidato era qualificado para desempenhar um cargo. Penso que o mundo deveria rever a gerência de cada nação e reformar a política. Esta é cheia de poder e ambição, conduz todos nós à ruína...

    Obrigada pelos comentários e visitas.

    Se tiveres alguma sugestão para veres nos tutoriais de informática, é só dizeres, escreve no comentário do tutorial semanal.

    Boa segunda-feira!

    Abraço,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir

.

.

.

.