UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Minha lista de Blogs

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Minha lista de Blogs

Hoje eu li uma análise a cerca da Blogosfera no Blog do meu amigo Christian V.Louis em seu Blog Escritos Lisérgicos , onde ele desabafa (entendo desta forma sua postagem) sobre o ato de comentar em blogs que se visita. Ele na verdade disse tudo a respeito desta verdade. Pessoas que entram em blog e só comentam se forem comentados. Algo tipo retribuição.
Pergunto: Que tipo de blogueiros nos tornamos?
 Se ser blogueiro é escrever... por que não comentar por livre ato?
Não sou profissional (professor) da nossa sagrada língua portuguesa Brasileira(?), mas entendo da seguinte forma:
- Para escrever bem preciso ler com frequência.
- Se leio me informo e melhoro a qualidade do que escrevo.
- Se comento (num blog por exemplo) é porque tenho opinião a respeito do assunto. É como conversar com alguém tipo sobre futebol ou novela.
- Se escrevo e leio, exercito minha escrita e até formo opinião. Detalhe: Lendo e comentando no blog do meu amigo veio até a inspiração para postar algo no meu.
Então... porque não comentar em um blog sem ser por livre e espontânea "educação". - Comentou no meu, vou comentar no seu". Tem acontecido muito em Blogagens coletivas principalmente.
Que público estamos atraindo. Como nosso trabalho está realmente sendo visto.
Entre tantas questões nessa blogosfera entendo que temos muito o que a aprender...
Há tempos queria escrever algo sobre divulgar o blog de um colega e não conseguia desenvolver o assunto. Lendo o que Christian escreveu em seu blog me inspirei.
O blogspot tem uma ferramenta onde você coloca a sua lista de Blogs que segue. É na verdade uma ferramenta muito simples, mas que tem que ser sempre atualizada, já que não o faz por si mesma.
Funciona da seguinte forma:
Você resolve seguir uns blogs... realiza o processo. Tudo ok.
Não!
Para quem divulga e gosta de ser divulgado, não precisa implorar, pois o blogspot faz isso com a sua ajuda. Isso mesmo, você atualiza sua lista.
Após colocar a ferramenta em seu blog (já tem né?) e seguir uns blogs...

Para configurar sua lista de blogs clique em Adicionar a lista

Marque em Blogs que estou seguindo, em todos e em adicionar, todos os blogs que você segue ficarão marcados.
Aparecerá em destaque com a cor amarela o blog que você segue e não divulgava(?).  Em classificar eu marco a opção Atualizados mais recentemente, assim quando o blog que sigo publica uma nova postagem, já aparece em meu blog. Exibo 10 blogs, mais aparece mais. Marco todas as opções para que apareça todas as informações importantes do blog que sigo e divulgo. Agora é só salvar!!!
... e assim aparece em nosso blog os blogs que seguimos: Como citei acima, por ordem de postagem recente. No exemplo o blog "Amém Brother!"  postou a 4 minutos atrás. Aparece o título da sua postagem e o início de seu texto. Ou seja, automaticamente divulgo blogs que sigo sem me pedirem! Lindão!!!
Por que fiz essa postagem tipo um tutorial?
Vou mudar a pergunta:
Por que divulgo e não sou divulgado?
Pode parecer grosseiro essa postagem, mas entendo que talvez algumas pessoas não saibam que precisam entrar nesta ferramenta e fazer o processo que mostrei sempre que seguir blogs novos. Esta ferramenta não atualiza sozinha.
Assim como nosso amigo trouxe através de um desabafo, uma importante orientação e alerta de que tipo de "blogueiros" nos tornamos, trago mais esta para melhorarmos nossa convivência e cordialidade.
É trabalhoso sempre ter que atualizar a lista de blogs que sigo, mas quem disse que manter um blog da melhor forma possível era fácil? Faz parte do trabalho. Não é apenas uma questão de regras ou etiqueta, mas também o de conhecer a ferramenta que usamos, não somente as partes mais complexas, mas também as mais simples.
Pergunto: Que tipo de blogueiros nos tornamos?

6 comentários:

  1. Olá meu amigo.
    Eu também li o texto Christian, aliás muito oportuno. Concordo com ele vários pontos e percebo que você também partilha de algumas opiniões postadas pelo nosso amigo. Infelizmente tem blogieiros e blogueiras que nunca te visitam só o fazem como favor para retribuir uma visita.
    Com relação ao seu texto concordo que dá trabalho mas se decidimos seguir é porque aquele espaço nos despertou esse desejo.
    Um fato que me incomoda são aqueles blogueiros que dizem ser seguidor do seu espaço, não deixa um comentário sequer e novamente desaparece.
    Eu creio que ter um nome ou rosto na galeria de seguidores não é o nosso desejo. Se escrevemos um texto temos como premissa que ele será lido.
    Eu gosto de comentar nos blogs que sigo, claro quando é possível, mas às vezes leio e não escrevo nem uma palavra, pois faltou sintonia entre mim o texto postado.
    Bem meu amigo já falei demais. Desculpe-me mas acabei desabafando aqui depois de ler seu texto.
    Um carinhoso abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Concordo as vezes entro em um blog e vejo que a pessoa esta me divulgando, automaticamente pego o link, e concordo tem blogs que gosto de ler independente se o blogueiro me visita ou não, outros por amizade e os por educação....mas hoje estou sem tempo infelizmente, até não acertar a nete em casa to super atrasada com os comentários.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu amigo S!

    Parabéns pelo post, estás completamente certo. Pessoalmente, gosto de ler blogs. Alguns são de amigos, outros não chega a tanto. Porém, sempre que leio alguma coisa de que gosto, comento e mostro assim o meu ponto de vista, respeitando o do outro. Penso que, é sempre bom trocar ideias.
    Parabéns também pelo tutorial, está bem explicado.
    Vou ler os teus restantes posts e comentar. Preciso ir-me actualizando aqui, uma vez que os deveres não me têm permitido ter tempo para postar nem para visitar sempre os blogs que quero e gosto.
    Parabéns também pelo layout, está bonito.

    Até já,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá! Gostei do seu post. É uma grande verdade sim!

    Eu realmente, frequento mais àqueles blogs que visitam mais o meu, até devido o pouco tempo que tenho, porém, aprecio e muito outros blogs também, quando gosto do assunto.Tenho muito pouco tempo, mas se houvesse uma maior disponibilidade, visitaria quantos blogs maravilhosos e agradáveis pudesse! Pois aprimorar nossos conhecimentos são sempre necessários!

    Abraços e parabéns pelo tema.
    Feliz Natal e um Ano Novo cheio de grandes realizações.

    ResponderExcluir
  5. Que tipo de blogueiro estamos nos tornando?
    Após observar e refletir acerca da blogosfera junto ao parceiro Victor, para quem está chegando na blogosfera, por mais dura que esta expressão possa parecer, eu diria que estamos nos tornando blogueiros oportunistas.
    Ou, no mínimo, passando esta impressão a quem se ausenta por certo tempo e principalmente, a quem chega.
    Como o próprio Victor escreveu, sua percepção é que quando ele parou de retribuir, também cessaram as visitas em seu blogue, levando-o a concluir que pessoas acabam por formar aqui na blogosfera o que chamam de "panelas".
    Os escritos cibernéticos tornaram-se uma troca de favores por uma "popularidade" ilusória.
    Também não sou professor e nenhum profissional no assunto, contudo, falo como escritor e o que sei por experiência pessoal é que apenas consigo escrever bem e até mesmo me inspirar, quando leio muito. E isto inclui blogues.
    Tal como ocorreu com você, perdi a conta de quantas vezes um post me inspirou a escrever algo em meus livros ou... outro post.
    Esta interação considero muito interessante.
    A respeito das BC´s, percebo o mesmo e até vejo que há pessoas que só tem blogue para isto. Se é o caso, já percebo e respeito. Contanto, há casos em que pessoas só comentam em seu blogue quando você também está participando e isto a olhos vistos nos passa a visão de que só está comentando por obrigação.
    Como especifiquei no post, no caso particular das BC´s, somente quem organiza tem "a obrigação" de visitar a todos os participantes, afinal, os mesmos se dispuseram a comentar sobre algo que foi sugerido. Porém, não podemos cobrar que os participantes comentem em todos os outros apenas por adotar um tema de uma BC.
    Comentários forçados são percebidos a olhos vistos e, o engraçado é que mesmo explicando, ainda há gente se justificando de não querer participar de BC´s por não poder comentar a todos, rs.
    Os erros de interpretação, ou preguiça de ler e esta "forcação de barra" em querer comentar para ser também comentados, leva blogueiros a cometer muitas gafes.
    Eu não sei se ocorre com todos, mas eu percebo com clareza quem comentou e leu realmente meus posts e quem apenas foi até lá bater ponto.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  6. Se me permite parceiro, farei uma ressalva acerca do blogroll do Blogger, o qual você passou um tutorial muito bem explicado.
    Isto tem causado certos debates e divergências na blogosfera. E creio que seus parceiros devam saber os prós e contras de ter um blogroll em seus espaços.
    Sabemos que a maioria que os inclui em seus blogues, o fazem com intenção de divulgar os blogues que seguem ou curtem, tal como eu fiz. O problema está em sermos de certo modo "ingênuos" ao pensar que todos estão por aqui com o mesmo intuito que nós estamos.
    Eu tive que remover meu blogroll depois que uma parceira me avisou que o Lisérgicos estava infectado com um malware.
    Não percebi a princípio porque uso mais distros do Linux em meus pcs, embora tenha um com Windows e um parceiro me alertou que seu blogue foi contaminado através de um link infectado neste blogroll. E até levarmos tempo para descobrir qual blogueiro está fazendo uso destes códigos maliciosos, já estamos com nossos espaços comprometidos e comprometendo o dos nossos seguidores também.
    Fiz um post onde apresentei meu blogue Escritos Recomendados e mais uma vez percebi que há duas hipóteses: ou estou sendo muito visitado e não sendo lido realmente, ou... pessoas não querem divulgação.
    E eu sou muito cético com blogueiros que escrevem publicamente e adotam esta postura de não querer ser divulgados e / ou lidos.
    A diferença é que agora eu não os contrario mais.
    Se "não querem" divulgação e leituras, não divulgarei.
    Posso permanecer visitando-os se gosto de seus conteúdos e tenho uma lista salva de todos os blogues que gosto para ver suas atualizações. Divulgação, quem quiser, tem que me avisar.
    Mesmo fazendo backups com frequência, preferi criar um blogue específico com este propósito depois que consegui retirar o malware e só deu certo apenas a exclussão do blogroll, por este motivo, aconselho a quem quiser manter, que deixe apenas fontes que considerem confiáveis.
    E obrigado pela citação. Não é sempre que alguém se inspira e mesmo sendo uma mera inspiração, menciona os créditos.


    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir

.

.

.

.