Com o passar do tempo algumas coisas mudam, valores são invertidos. Na ficção, mais especificamente nas HQ's recentemente um personagem conhecido como herói recebeu uma nova posição, a de vilão; o que balançou este universo fictício. Ciclope, líder do famoso grupo mutante conhecido como X-Men se tornou uma Fênix Negra, e em sua ânsia de tornar um mundo melhor a seu jeito fez muitas inimizades. Anos atrás outro personagem conhecido por anos como vilão se tornou herói. Magneto que foi inimigo dos mutantes hoje é um dos mocinhos, um X-Men.
O que isso tem a ver com a vida real?
O que tem a ver com a igreja e a família?
Estamos falando de inversão de valores ou de mudança de conduta ocasionada pelos momentos?
Tudo! Tem tudo a ver, levando em conta que a ficção se inspira na realidade. Na verdade a arte imita a vida.
Exemplos?
... o homem de farda com conduta de traficante. O médico sobrecarregado que maqueia folha de ponto. O funcionário público que desvia bens públicos. O líder religioso que transgride as leis de DEUS.
Quando o homem se corrompe. Quando seus ideais são trocados em dado momento.
... as idéias mudam.
Um pai de família que dá um duro enorme e descobre que também sustentava um adultério que não o seu. Um cidadão que espera segurança e covardemente paga imposto a uma corja miliciana. Tratado com descaso em uma unidade médica por aqueles que quando jovem era movido por sonhos e ideais de uma sociedade mais justa.
...
Tantos heróis que viraram vilões...
O marido não é mais o mesmo. A mulher também não. Os filhos...
A polícia, os médicos, os políticos, os cristãos, ...
O que mudou? Por que mudou?
Novos conceitos. Novas regras. Nova era. Novo mundo.
Novo o que já é velho, pois desde que o mundo é mundo o ser humano se tornou corruptível.
... a fraqueza da carne. A fraqueza do espírito. A fraqueza do fraco.
Aquele que foi espelho, motivo de orgulho; Aquele que precisava ser ouvido e assistido sucumbiu. Mudou de posição. Como diria a ficção: " Passou para o lado negro da força".
Por outro lado outro se regenerou.
Matou, matou, matou.
Roubou, roubou, roubou.
Suas atividades e pensamentos mais sombrios foram colocados no tempo passado na conjugação do verbo da vida. Ex-isso, ex-aquilo,...O vilão virou herói.
Essa dança da vida...
Segundo a linha de raciocínio de uns até DEUS mudou. Diz coisas que não disse. Abençoa e prospera o que despreza. Permite o que fere suas leis.
...
O que mudou?
Nossos heróis viraram vilões!
Mas ficou um. Vigilante. Fiel. Solitário em sua missão mais difícil. Fonte de inspiração para os maiores heróis desta terra.
vlw serginho, show seu blog e muito mais a alusão da vida fictícia em comparação a real, ta de parabéns...um abrço de seu sempre amigo claudio...
ResponderExcluirMuito bom mesmo é vdd hoje em dia já não sabemos mais quem são os heróis ou vilões, pois nos mesmos podemos errar....enquanto estivermos aqui tudo nos é sujeito.
ResponderExcluirGrande blog!
ResponderExcluirSeus textos mostram verdades/valores com clareza.
Podemos ver tão bem no momento as troca de valores acontecendo...
Só que muito mais o vilão virando herói.
Parabéns Serginho!
Um abraço
Ivany
Olá amigo Sérgio!
ResponderExcluirÉ verdade, na vida real temos momentos em que umas vezes somos heróis e noutras vilões. Os papeis alternam-se conforme a energia que seguimos, que adoptamos. Recentemente, escrevi acerca disto. Não sei se tiveste oportunidade de ler, por isso deixo-te os links...
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2013/01/anjo-bom-vs-anjo-mau.html
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/08/superpoderes-e-mediunidade.html
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/07/pensamento-positivo-x-pensamento.html
Parabéns, adorei a tua reflexão.
Beijos,
Cris Henriques
http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com
P. S. - Estive com problemas informáticos no pc, vírus... Tive que usar o combofix no modo de segurança em rede e parece que resolveu. Escrevi um conto novo, amanhã publico no blog. ;)