UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Cabeçalho do Blog

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Cabeçalho do Blog

Todos que caminham nesta longa jornada de Blogueiro se questionam sobre muitas coisas nesta blogosfera, buscam sempre informações novas e muitas vezes tentam (e muitos conseguem) melhorar o blog. Buscas de melhorias tanto na aparência como no conteúdo. Muitas vezes um árduo trabalho de pesquisa entre desânimos e ânimos. Mas... não há receita mágica para um bom blog; independente da proposta que apresenta o blogueiro o caminho é único: Dedicação e tempo.
O bom desse trabalho de pesquisa é poder aprender e ensinar. Uma troca fabulosa que muitas vezes segue os mandamentos bíblicos quando mostra a ação dentro do versículo que diz que de graça ganhei e de graça dou.
Ainda falando de aparência, lembrando que esta é essencial na sociedade, bem verdade que buscamos Templates, planos de fundo, personalização para mostrar sua própria identidade,... mas tem que ficar bonito!
Na internet achamos muitas coisas legais que dá vontade de aprender. A poucos tempos atrás isso seria difícil, já que para se ter uma página era preciso pagar ou aprender HTML. Hoje vem pronto. Só personalizar. Claro, precisa-se conhecer a ferramenta que usa.
Como complemento uma das ferramentas que temos são os programas para se fazer as imagens e cia.
Programas como The Gimp, Photofiltre, ... entre tantos nos auxiliam. O problema é que uns são complexos e outros para piorar não são no nosso idioma, o que dificulta muito o aprendizado. Os caras sabem que somos consumidores e mesmo assim não fazem em nosso idioma. Boa parte das pessoas que deixam de usar certos programas, se perguntar vão dizer que não entendem aquela língua estranha, por isso desistiram de tentar.
Por outro lado, ainda falando de programas de edição de imagens, nem todos são completos. O programa "A" tem a função que o programa "B"não tem, e ambos não tem o do "C".
Recentemente falamos de plano de fundo, hoje falamos de cabeçalho, ou seja, onde colocamos o título de nosso blog. O problema de muitos Templates, que são bonitos, é que não tem como modificar a gosto, a não ser que encomende um sobre medida.
Abaixo vou mostrar como fazer um cabeçalho usando três programas.
Complicou!!!
Posso fazer usando um só!!!
Dependendo do que se quer sim. A idéia de usar três programas é a necessidade de fazer o que tem em mente e o tal programa "A" não tem a função que o "B" tem.
Assim como na postagem anterior do plano de fundo, a idéia não é ensinar a usar um programa, já que muitos fazem isso na Net, mas sim despertar a criatividade. Sem criatividade nada fica bom, mesmo que seja o grande cérebro que conhece vários programas.
Nesse pequeno tutorial com o propósito de despertar a criatividade uso três programas. Do Windows, o Paint que é muito simples; do Linux o The Gimp que muitos acham complexo e por fim, o Photofiltre Studio, bem recebido por muitos.
Vamos ao cabeçalho:

Neste primeiro passo seleciono as imagens para o trabalho.
Uma das imagens será a principal. Esta é um quadrado, mas o cabeçalho do meu blog é retangular. No Paint ajusto ela e a transformo em retangular como mostra print abaixo. Essa tarefa no Paint é muito simples, o que torna vantajoso.

Agora vou para o segundo programa, o Photofiltre. Lá busco a primeira imagem e em seguida a segunda imagem que é da seleção de imagens que separei. Copio a segunda imagem e colo em cima da primeira para depois ajustar.
Ajusto a imagem: Tamanho, local e angulo. Uma a uma elas vão ganhando seu espaço. Um serviço de colagem. Muito simples. Essa tarefa o Paint não faz e no Gimp para muitos é complexo. Terminando, salvo.

Agora vou para o Gimp, que para muitos é complexo, mesmo a versão em português. Pego minha imagem com a colagem concluída e faço a próxima etapa. Aqui quero efeito de luz. No caso escolhi dois efeitos. Ao concluir, salvo. Este feito de luz que gosto muito, não consigo da mesma forma no Paint e nem no Photofiltre. Lembrando que se pode fazer tudo isso e mais num único programa, e uns bons tem que se pagar. Estes três é de graça. A necessidade faz um profissional.

Aqui abaixo voltei para o Paint para escrever o nome do Blog. Poderia ter feito nos outros programas. Como queria uma coisa simples e rápida... O Paint foi a boa. O Gimp oferece ótimos efeitos sofisticados e simples, mas é complexo. Tudo vai conforme sua necessidade e habilidade. Coisas simples podem se tornar as melhores no momento e dar um bom resultado. Ferramenta principal: Criatividade! Depois voltei para o Gimp e coloquei um efeito de luz no pingo do "I".

Resultado final, cabeçalho pronto. As letras em Japonês: Tradutor do Português para o Japonês. Escrevo algo, copio e colo na imagem. Fiz no Paint junto com a moldura interna.
Agora indo ao Layout do blog coloco a imagem. Abaixo o resultado final com o Blog pronto:
Pra que fazer usando em três programas se posso usar um e fazer melhor?
Lembrando: A idéia aqui é incentivar a criatividade, tanto que não me apeguei aos passos de cada programa.
Vemos muitos blogs lindos e ficamos querendo um. Muitas vezes com a nossa cara. Isso é possível sem pagar. Criatividade e dedicação. Dedicação é essencial na vida de um blogueiro.
É uma arte, e como tal, é feita por etapas e dedicação.
Não pense no trabalho e sim no desafio e no gostinho do "eu que fiz".

2 comentários:

  1. ¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*
    Olá bom sábado a você!

    Nessa minha visita deixo meus elogios
    minha gratidão,por ter amizade tão bonita como a sua....Parabéns pelo post que é muito bom
    Abraços com todo meu carinho
    Bjusss eternos, com essa dica valiosa gostei
    Rita!!!!
    ¨`*• (¨`•.•´¨) ♡ .•*

    ResponderExcluir
  2. Realmente, os programas de edição de imagem diferem-se um dos outros, mas pessoa pode usar quantos programas quiser, se não tiver criatividade, nada altera.
    Eu sou dos poucos blogueiros que não se importa tanto com layouts, acho. Em um ano e pouco, só troquei de layout uma vez e jamais pagaria, uso o padrão. Meu objetivo é ser o mais simples e principalmente, a página mais leve o possível para os usuários que tenham conexão lenta.
    Sei que devo ser um caso à parte, vejo o quanto os blogueiros se preocupam com a aparência, alguns esquecendo até que o conteúdo é mais importante.
    O que penso é na praticidade: um blogue que não demore muito para carregar, layout simples sem ter vergonha de ser padrão do Blogger, alguns widgets que caibam com o que o blogue propõe, de fácil leitura a todos (ou seja, plano de fundo claro, fontes de tamanho considerável) e acima de tudo, tentar oferecer um bom conteúdo.
    Bom fim de semana.

    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir

.

.

.

.