UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Coach, na igreja?

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Coach, na igreja?

"se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria." Romanos 12:8
Estes dias estive pensando sobre o coach na igreja e o porque alguns são contra ao mesmo tempo em que outros a defendem. Eu defendo. Estive estes dias pesquisando a respeito e pude entender o motivo que leva a alguns a recusar tal prática nas igrejas, mas como entender não significa aceitar...
Primeiro vamos entender a base de tudo, o que significa Coach. Se não entendemos o significado de uma palavra ou termo corremos o risco de julgar algo que desconhecemos.
Nas universidades norte-americanas sugiram a gíria Coaching para definir um "tutor particular", e passou a ser usada também para definir instrutor ou treinador de cantores, atletas e atores.
O termo Coaching vem da palavra inglesa Coach e significa treinador. O que significa esta palavra e o que faz este Coaching agora ficou fácil de entender.
Vamos lá, tio explica!
O termo coach vem da era medieval com a figura do cocheiro, aquele que conduzia a carruagem (coach), e eles eram especialistas em treinar cavalos, para que estes puxassem os coches.
Simplificando o significado deste termo, afirmamos que coach é o treinador, instrutor, que exerce a função de treinar, preparar, direcionar o cliente (aquele que o contrata).
Há vários tipos de coach. Empresas usam para preparar suas equipes a alcançar as metas, desenvolver bem seus líderes, estruturar melhor a sua equipe de funcionários. Assim como no esporte, onde também se busca aprimorar a capacidade do atleta e motiva-lo quanto a sua jornada profissional colocando em seu foco desejado.
"Depois, sob a liderança de Josafá, todos os homens de Judá e de Jerusalém voltaram alegres para Jerusalém, pois o Senhor os enchera de alegria, dando-lhes vitória sobre os seus inimigos." 2 Crônicas 20:27
O coach trabalha pessoas. Desenvolve pessoas. Atua em diversas áreas como no coaching profissional,
empresarial e financeiro. Coaching e Mentoring que atua como conselheiro. Coaching pessoal, executivo, entre tantas áreas onde se precisa trabalhar pessoas, e claro alcançou as igrejas.
... eu disse alcançou as igrejas, aí vem o problema, pelo menos na mente de uns.
O coach é um profissional especializado no processo de coaching. O treinador, instrutor que assessora o cliente, no caso a igreja ou diretamente o pastor.
Aí surge o problema quando falamos de coach na igreja.
Primeiro problema ( na visão de uns):
É um profissional que desenvolve líderes e liderados.
Profissional se paga!
Lamentavelmente alguns acham que estes são mercenários. Não se paga um profissional para pintar a igreja ou fazer outra reforma? Não se paga para cantar(louvar) e até mesmo pregar?
... não entendo o raciocínio de uns.
Alguns líderes acham que são suficientes.
... e ficam sobrecarregados.
Alguns acreditam que a bíblia é suficiente. Aqui eu até concordo que deveria ser suficiente, mas a verdade que muitos só lêem a bíblia junto com o pastor na igreja. Outra, Jesus foi um coach, pois ele treinou doze apóstolos para que estes treinassem outros e chegamos na era de hoje.
Portanto não faz sentido "pregar" que coach não vem de DEUS, que é uma ação capitalista ou que vem trazer desordem.
... falta de conhecimento da palavra.
Se dizemos que DEUS capacita os escolhidos, nosso entendimento passa a ser contraditório. Se perguntarmos aos grandes pregadores da palavra nos dias de hoje em toda a parte do mundo, todos vão dizer a mesma coisa, que devemos estudar, aperfeiçoar nos conhecimentos e estratégias, pois a casa de DEUS tudo é com ordem e excelência.
"Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros." Provérbios 15:22
Silas Malafaia costuma pregar que o ensinamento não cai do céu, que devemos meter a cara nos livros, que devemos estudar e trabalhar, e lembra ele que DEUS não dá vitória a preguiçoso.
Um líder que não quer se aprimorar, que resiste ao novo, que se acha ameaçado por um conselheiro, que não analisa uma direção, que não desenvolve gestão,... que ovelhas este tem?
Desenvolver lideranças é primordial, principalmente em uma igreja que tem a visão de crescimento. Líderes bem desenvolvidos, constroem igrejas menos problemáticas nos ministérios e nas obras, e aliviam o peso que carrega o pastor. Hebreus 12 diz: Lembrar do exemplo deles; Você pode e deve fazer o mesmo; nosso exemplo maior é Cristo.
Lembrando a prática de Jesus como líder, não posso dizer que coach  é obra do mundo, moda de empresas que contaminam o altar. O apóstolo Paulo também desenvolveu um belo trabalho de coaching. Ele conduziu bem as igrejas e desenvolveu líderes. Podemos ver outros exemplo na bíblia como Moisés, Salomão e tantos nomes registrados no livro sagrado. Líderes que desenvolveram líderes com excelência.
"Estas são as jornadas dos israelitas quando saíram do Egito, organizados segundo as suas divisões, sob a liderança de Moisés e Arão."  Números 33:1
Em momento algum a igreja pode pensar que esta capacitação não é boa. Concordo quando dizem que Jesus é suficiente, que o Espírito Santo me basta, mas a partir do momento em que não tenho contato com a palavra, se a leio somente junto com o pastor na igreja em hora de culto, lógico que há algo errado e que preciso de um "plus" a mais. Na bíblia há todo o ensinamento que precisamos, até mesmo sobre liderança e seus exemplos são os melhores, até mesmo o próprio Jesus.
E coach, este trabalho de coaching é isso, preparar, treinar, reciclar, desenvolver,... nossos líderes e liderados.
Filme com Samuel L. Jackson sobre liderança
Na bíblia há todo o ensinamento que precisamos, até mesmo sobre liderança
 Líderes bem desenvolvidos, constroem igrejas menos problemáticas

Um comentário:

  1. Olá Sérgio
    Você é ímpar nos artigos que nos oferece. Este ficou magistral. A tua explanação ficou mega objetiva. Quanto a aceitar vai da individualidade do ser mas acredito que a partir do conhecimento as pessoas reformulam seus conceitos e mudam de opinião.
    Um caloroso abraço

    ResponderExcluir

.

.

.

.