UA-39063185-1 Trocando uma ideia: Segurança da informação

"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Diga não ao bloqueio de blogs
"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

Digite seu E-mail e receba as atualizações deste Blog

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Segurança da informação

Segurança da informação se refere a informações de pessoas ou empresas que segundo a lei não deveriam vazar. Este conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados. Vimos recentemente o caso em que Obama e seu país teriam nos espionado e acessado nossas informações através de suas ferramentas na internet e dona Dilma (a Presidenta) através de um discurso vazio se opor a essa invasão de privacidade. Como também temos ciência de outros casos.
Será que a Net pode nos dar segurança sobre nossos dados?
Entre muitas questões que possamos discutir, hoje pularei esta parte, pois vou colocar mais lenha na fogueira.
O que vou expor hoje é na verdade uma denuncia séria, pois nesta semana revivi algo que já tinha vivido e desta vez parti para a briga.
... e aqui estou!
Nossos dados pessoais como endereço, fone, CPF, Identidade, blá blá blá blá que nos identifica como cidadãos brasileiros estão seguros em nossas carteiras ou em locais que nos cadastramos para algo?
Quem mais de além de você sabe destas informações suas?
C&A, Ponto Frio, Casas Bahia, Vivo, OI, Losango, Itaú, Banco do Brasil,... quem mais sabe destas informações?
Estas empresas cumprem o trato de guardarem suas informações confidenciais ou não?
Algumas informações vazam e quem leva a culpa são os "Hackers".
Apresentarei dois casos para melhor reflexão.
O primeiro caso vem da Vivo, uma das nossas "queridas" operadoras de telefonia.
As operadoras do serviço de telefonia oferecem uma conta na Net para que você possa no conforto de sua casa ter acesso a movimentação de sua conta. A OI tem a "Minha Oi", a Vivo o "Meu Vivo", e assim as demais operadoras.
Em uma das minhas contas Pré da Vivo, um dos meus antigos números que me livrei e que a operadora já passou para outro usuário, como fazem sempre, ao acessar a minha conta na Net "Meu Vivo" eu acesso todas as informações do novo usuário.
Isso mesmo!
Todas as informações!
Embora o numero já esteja no CPF dele, pois eu vi que está, eu tenho acesso na minha conta que entro usando meu endereço de e-mail particular e minha senha.
Simples assim!
Por lei eu não deveria, pois é crime federal!
Sei pra quem ele liga e a que hora, duração de ligação, CPF, endereço, blá blá blá blá que não deveria.
Este é o crime que a Vivo comete, pois ao ligar para sua central ninguém resolve, pois não foram treinados para isso, e ao se dirigir a uma de suas lojas situada no Edifício Central na Av. Rio Branco 156, centro do Rio de Janeiro, o gerente "responsável" neste mês de Novembro além de tratar mau mandou buscar meus direitos, ou seja, procuro um "responsável" da Vivo para resolver um problema que pode prejudicar alguém que desconheço mas que tenho todas as suas informações, e ele dá uma dessas. Me mandou de forma grosseira colocar na Anatel.
Coloquei na Anatel!
Acha que foi pouco?
Fui conferir outro número que me desfiz, desta vez na Claro...
Claro que bati de frente com o mesmo "erro"!
Outro cidadão brasileiro que tem suas informações em minhas mãos porque seu número já foi meu e a operadora não atualizou em seu serviço virtual.
E pra finalizar o ultimo caso, desta vez com um vizinho meu. Um caso que já aconteceu comigo.
Meu vizinho assinou um contrato para o Velox da Oi. No mesmo dia da instalação começaram a chover ligações oferecendo serviços. Globo, UOL,... oferecendo provedores e blá blá blá blá.
Impressionante como as informações vazaram para outras empresas! E rápido!
Detalhe é que este meu vizinho está com sua mãe idosa doente e sua esposa que recentemente teve um filho num parto de risco e agora está de repouso, e toda hora alguém ligando oferecendo serviços.
Quando assinei com a Velox passei por esse tormento de ficar recebendo ligações.
Com vocês isso também acontece?
Verifique em suas contas na Net de seus antigos celulares que informações tem.
Não é só na Net que estamos desprotegidos e nem menos ainda nossos problemas são os "Hackers".
Estas empresas e outras trabalham com programas específicos que buscam estes dados que na verdade vem sendo comercializados.
Vivemos uma segurança da informação que na verdade não existe!

Empresas não cumprem a Segurança da informação
Por lei eu não deveria ter acesso a estas informações
Tenho acesso a informações confidenciais de outro cliente
Os Prints acima são da conta da Vivo com informações de outro cliente ao qual eu não deveria ter acesso.
Me pergunto com quem mais compartilho involuntariamente minhas informações.
Estes e outros prints foram enviados para a Anatel.

Fiquem a vontade caso queiram compartilhar esta denúncia, pois ela é importante.

10 comentários:

  1. Oi amigo,
    Temos que tomar cuidado com tudo.
    Eu sou muito cautelosa, mas com meu filho sempre da problema porque perdeu o CPF.
    Um beijo
    Obrigada
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  2. pelo post como sempre todo cuidado pouco
    ficar sempre em alerta com tudo

    Abraços com carinho de sempre
    Bjussss

    ♡°º•.¸Rita!!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Sérgio
    Infelizmente as empresas não são idôneas o suficiente para manter sigilo sobre nossos dados pessoais e ficamos vulneráveis pois a nossa privacidade não preservadas. Uma denúncia importante.
    Um artigo espetacular meu amigo
    Beijos e um lindo domingo

    ResponderExcluir
  4. Olá Sérgio!

    Muito boa noite! Quanto tempo...
    Desculpa a ausência, problemas informáticos que já estão resolvidos.
    Meu amigo, dou-te os meus Parabéns pelo artigo e pela coragem ao escrevê-lo. Em Portugal, não tenho conhecimento de algo semelhante. Porém, sinceramente, não me surpreenderia se houvesse algum caso destes.
    Obrigada pela partilha desta informação. :)

    Beijos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Estou passada com as informações e ou conferir já.
    Tenho tido problema com um site tbm em registrei meu blog esses dias vi meus dados na rede, antigo endereço e fone acho um absurdo já pedi para retirarem mas até agora nada se não o fizerem vou pro procom urgente.
    Parabéns pelo alerta vai ajudar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  6. Querido amigo Sérgio
    A amizade é uma dádiva e não há presente, Papai Noel, árvore ou ceia que supere isso. Nesse Natal, desejo-lhe tudo de mais belo e verdadeiro. Que sua família esteja unida como manda o verdadeiro espírito natalino e que nossa amizade se perpetue por muitas e muitas festas como essa. O Natal é tempo de paz, amor e esperança e eu não poderia viver esses sentimentos sem compartilhá-los com você. Tem um mimo de natal para você neste link http://gracitaselinhos.blogspot.com.br/2013/12/natal.html Ele está personalizado com o teu nome. Um mimo simples para estreitar os nossos laços de amizade.
    Desejo que a sua semana seja muito abençoada e feliz.
    Beijos com carinho


    ResponderExcluir
  7. Meu amigo, ninguém tem mais privacidade neste mundo, se nem as empresas que tem obrigação de manter sigilo de dados o fazem, imagina estes sites, tamo lascado.
    parabéns pela postagem informativa.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sérgio!
    Sua denúncia é gravíssima, mas pelo que pude observar, já existe uma grossa fatia de consumidores reclamando e por isso, no meio do ano o Ministério Público Federal determinou que as empresas interrompam o vazamento de dados sigilosos dos consumidores. Com essa determinação você pode ir no procon e fazer uma denúncia para depois entrar com ressarcimento de danos perante o Ministério Público. Esse crime tem nome "estelionato mercadológico" e esse compartilhamento de dados do consumidor, serve para outras empresas ludibriar o consumidor e impor-lhe a contratação de um serviço de que na verdade ele não precisa. Foi o caso da ligação que recebeu.
    Noutro dia fui no itaú falar com minha gerente para trocar meu itoken que não estava funcionando no site. Ela testou perto de mim e questionou a segurança do meu computador e pediu que eu instalasse um antivírus do próprio Banco. Passei o antivírus e consegui usar o meu itoken antigo. Possivelmente o site que negou o meu itoken, era um site clonado - acessamos o endereço certo, mas somos direcionados para o site clonado. Pois o esquisito foi que no mesmo dia que fui no Banco, recebi um e-mail dizendo que a nova configuração do meu itoken estava pronta e que bastava "clicar no link". Como tinha ido no Banco pessoalmente, achei bem esquisito e liguei para a minha gerente e ela alertou - "possivelmente esse era o segundo passo dos bandidos. Ainda bem que você veio falar comigo e agora ligou: O Banco não manda e-mail para os clientes". Mas como os "bandidos" tinham acesso aos meus dados, se em outras ocasiões em que mantive contato com o Banco, logo em seguida recebia e-mails. Penso que não podemos mais confiar e por isso não uso mais antivírus "free" e sobre o CPF, a própria receita federal permite que empresas acessem nossos dados para consulta no SERASA, o que permite também aos bandidos acessar nossos dados, por isso as empresas de cartões de crédito e bancos pedem que o inadimplente não faça transações de acertos de contas com terceiros - Quando alguém receber um boleto de cobrança ou telefonema, tem que ligar para a empresa que está devendo para se informar se existe uma terceirização da cobrança de dívidas.
    Sabe o que lembrei agora Sérgio? Dos trotes em que pedem fiança de sequestro ou de parentes distantes que quebram o carro no meio da estrada... Talvez funcionários dessas empresas estejam vendendo os nossos dados...
    Boa sorte!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Sérgio!
    Vi que o meu comentário foi duplicado e deletei...
    Vim te trazer um link... http://t.co/ZQ2rFaPe8X

    ResponderExcluir

.

.

.

.