"O problema não é você estar preso ,e sim o que você faz com a liberdade !!!"

sexta-feira, 2 de julho de 2021

Por que preciso de um Superman Negro?

 

A DC anunciou seu novo projeto, um filme do Superman. Os fãs estavam ansiosos aguardando o novo filme do homem de aço, mas o anúncio não foi como muitos fãs esperavam. Não é o Super que conhecemos. Henry Cavill não estará na produção, nem seu personagem Clark Kent. É um outro super, uma outra história.

Foi anunciado o filme do Superman Negro. 

Para quem acompanha história em quadrinhos já sabe a história do personagem. O problema é quem não conhece. 

Como assim Superman Negro? 

Lá vem lacração?

Àqueles que lêem hq sabem que a DC trabalha com histórias em diversas realidades alternativas; e é daí que surge Kalel da Terra-23, um refugiado de Krypton. Ele não é a única versão negra do personagem.  Assim como o Homem Aranha que tem também sua versão negra e feminina o super não ficaria de fora. Essas versões são práticas antigas nas HQs. O antigo ato de inclusão social e diversidade.

O anúncio de Superman Negro vem da fase atual que vivemos onde se milita pela igualdade social e inclusão. Claro, Hollywood iria aderir, não só por ideologia, mas pelo lucro que se pode ter. 

Talvez o filme do Pantera Negra tenha dado esse caminho por seu sucesso mundial.

A história do Superman fora das HQs já apontavam para esse caminho, pois para inclusão de atores negros mudaram a raça de Jimmy Olsen e Perry White. O primeiro era ruivo com sardas e o segundo um branco de cabelos grisalho.

Tem se tornado normal mudar a etnia de personagens fictícios para dar vez a atores negros. O que ainda causa alguns debates sobre raça. Meio que exclui o branco para dar vez ao negro. E o outro ponto de vista, claro, o negro sempre foi excluído. 

A maioria dos personagens foram criados brancos por brancos para consumidores brancos.

O Superman Negro é a voz da representatividade negra. A diversidade tem crescido na indústria de entretenimento. Personagens que saem do armário, a voz feminino, os imigrantes, os religiosos e os negros. Como o mundo sempre foi, diverso. Uma diversidade bastante ignorada por artistas em suas obras.

Este filme do homem de aço já traz uma grande mudança, pois foi anunciado em sua equipe um roteirista, um diretor e ator principal negros, o que não era comum nos estúdios assim como já está acontecendo também no movimento feminino e gay.

Quanto a história ainda não sabemos se será satisfatória já que a WB já tem o histórico de destruir grandes ideias, mas pelo movimento de causa já é importante. 

Particularmente fico feliz que não será a descaracterização de um branco, mas um outro personagem realmente negro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você poderá gostar também de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...